domingo, 12 de dezembro de 2010

Vida: Tapa-Buracos

   Imaginemos um barco com um buraco. Marinheiros improvisando seu fechamento com tábuas de madeira pregadas por cima da tal abertura. Proteção que um dia irá falhar, mas que sustenta o navio por um tempo. Agora imaginem um monte de buracos no barco, todos tapados com tábuas de madeira. Seria inteligente, da parte dos marinheiros que, na próxima parada do barco, eles o levássem para o conserto, antes que os tapa-buracos falhem.
   Imaginemos agora, que o Brasil é um imenso barco cheio de buracos, e que os políticos são os marinheiros. Os buracos são os problemas do nosso país.
   Vejo um monte de tapa-buracos que o governo cria, como que para mascarar uma solução não-duradoura para nossos problemas. Posso citar alguns tapa-buracos. Grande parte deles, vêm com o prefixo "bolsa". Bolsa família, bolsa escola, bolsa isso, bolsa aquilo. Há também a fome-zero, o sistema de cotas (esse é o pior) e muitos outros que não me lembro agora.
Tapa-buracos são necessários sim, mas são temporários. Do mesmo jeito que é necessário uma tábua pregada a um barco para que ele não afunde antes de chegar à superfície; e, ao chegar ao chão, também é necessário levar o barco para o concerto. O grande problema, é que, para os políticos brasileiros, tapa-buracos não são temporários, mas sim permanetes. Isso explica o sistema de bolsas ao invés de investimentos diretos nas áreas de educação, trabalho, etc. O pior, como já disse, é o sistema de cotas, que pretende atacar por cima o problema da educação no Brasil. Este problema deve ser cortado pela raíz, ou seja, deve-se melhorar a educação básica brasileira, com reformas primeiro na infra-estrutura das escolas, depois no aumento do salário do professor, e por fim, no sistema educacional do ensino médio (que atualmente é uma vergonha). Alcançando esses três tópicos em escolas púbricas, é desnecessário o uso de cotas para estudantes de escola pública, já que esta poderia se tornar até melhor que particulares. Mas, é claro que não, o tapa-buracos é mais fácil... Cotas é mais fácil que essa trabalheira toda. Esse foi só um exemplo. Dentre todos os tapa-buracos que são as nossas leis, não vi nenhum definitivo, que resolva nossos problemas de vez... É uma pena.

Faça uma blogueira feliz. Poste um comentário!

2 comentários:

  1. ...e por isso, nos perguntamos: até quando esses tapa-buracos sustentarão o país? E quando o barco afundar? O que será de nós? Os marinheiros farão alguma coisa ou continuarão a ter seus exorbitantes salários aumentados a cada ano? Apesar de não conseguirmos prever o futuro, já podemos perceber os novos furos surgindo nessa embarcação... e água entrando lentamente.
    Ótimo texto, adorei! ;D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mariana. xD
    Acho que a ideia é justamente essa. O barco vai afundar um dia... Nem quero ver. Mas vamos torcer para que o governo tome jeito...

    ResponderExcluir