sábado, 23 de julho de 2011

livros: "Perdida" - Clarissa Rissi

Perdida
Versão Tupiniquim de Crepúsculo
     Era bom demais para ser verdade. Um livro que trata do choque da realidade do século XXI com a do século XIX. E o melhor, se passa no Brasil. Mas é decepcionante. A autora Carina Rissi conseguiu levar o curioso enredo de "Perdida" para o lado romântico-SUPERmeloso. Tive a impressão de que sairia mel das 472 páginas se espremesse, de tão melado que era o livro. Gente, sou a favor de romance, mas aquilo não existe!
      A história começa bem. Uma jovem adulta do nosso século é, para variar, viciada em tecnologia. Sofia possui uma típica vida de uma pessoa do nosso século: corrida e tecnológica. Além disso, ela não acredita em casamentos e amores eternos. Até que, ao ir comprar um novo celular, é atendida por uma vendedora um tanto misteriosa, que a promete dar o que ela mais precisa. Quando Sofia vai testar o celular novo, acaba sendo jogada no século retrasado por ele.
      No começo, o choque de realidades é bem engraçado e interessante, Rissi soube explorar muito bem isso, a pricípio. Imaginem o desespero de Sofia em descobrir que, a apenas dois séculos atrás, não havia banheiro. Nem remédio para enjoo. Nem calcinhas. Nem condicionador. Estava tudo muito divertido, até a história começar a desandar.
      As diferenças de mundos param por aí. Coisas práticas do dia-a-dia diferentes. Não há nada de conflitos de valores, o que significa que Sofia não se manifestou sobre as mulheres não poderem trabalhar (algo que ela costumava a fazer muito no nosso século), sobre o absurdo da escravidão no Brasil (o que, apropósito, a autora resolveu fingir que não existia nesse país), ou sobre o fato de uma mulher ter de viver para o casamento (atitude a qual Sofia reprovava). Tudo isso para manter um tom idealizado e fantástico à narrativa.
      Como se não bastasse, a personalidade da protagonista oscila (ou melhor, se inverte) quando se apaixona por Ian, homem o qual a acolheu. Ela começa a acreditar em amor eterno e em todas as coisas nas quais nunca acreditou anteriormete, tudo de uma hora para a outra.
      E que romance idealizado! Meloso! Aquele Ian não existe! Aliás, ele me lembra muito outro personagem de uma certa saga vampiresca. Vejam bem: gentil, simpático, educado, obsecadamente apaixonado por uma mulher que não é do seu tempo e não pode compartilhar a mesma vida que ele. Estão reconhecendo? A deiferença é que, em "Crepúsculo", a autora soube explorar a diferença de séculos que separava os personagens, com conflitos entre valores do nosso tempo e valores passados. Carina Rissi não soube fazer isso em "Perdida". Ela quis idealizar isso também, sem conflitos. O resultado foi a história mais idealizada e enxarcada de mel que já li.
      No fim, Rissi deu um jeito de transformar essa história supostamente interessante em um conto de fadas absurdo. Tudo baseado numa coisa de destino e pré-destinação não esperada para esse tipo de livro. Me desculpe quem gosta, mas não gosto muito disso de destino. E não achei um livro bem trabalhado. Mas valeu a pena ter lido só para descobrir como as pessoas viviam antigamente.

Faça uma blogueira feliz. Poste um comentário!!

5 comentários:

  1. Oieee Cami!!
    AInda não acredito que vc não gostou de "Perdida".
    Graças a Deus pra mim o livro foi PERFEITO!
    COmo eu disse a Carina foi como se o livro tivesse sido escrito pra mim, ou melhor que conta aquilo que eu sonho nos meus devaneios mais loucos.

    Não achei em nada o Ian parecido com o Edward. Ele é maravilhoso, e não o achei possessivo.

    Discordo da sua resenha. Acho que a Rissi fez um trabalho incrível, que me deixou extasiada de felicidade.

    Ainda acredito que depois de um tempo vc dê uma nova chance à "Perdida" e seja capaz de entnder tudo o que eu tentei dizer na minha resenha - ou que chegue perto do que passou pela minha cabeça quando eu li.

    Boas leituras!!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Ah, que pena que você não gostou! De toda forma, agradeço por ter lido e resenhado Perdida. É muito bom saber sua opinião.

    Beijoooooos

    Carina Rissi

    ps. Posso pedir para que coloque um alerta de Spoiler no inicio da resenha?

    ResponderExcluir
  3. Gosto é uma coisa bem pessoal mesmo. Eu simplesmente AMEI este livro!
    E não pensei em Crepúsculo em nenhum momento hehehe. Ian para mim é romântico e cavalheiro, totalmente de acordo com sua época.
    Na minha opinião Perida é um dos melhores romances que já li. E fico super feliz de ser nacional :)

    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Aii, desculpa, Carina, eu me empolgo e nem percebi q tinha spoilers. Vou fazer melhor: tirar os spoilers. Não percebi mesmo, mals.
    Poxa, gente, eu q devo ser chata mesmo. Só eu q n gosto desses livros. Deve ser porque n sou muito fã de idealizações, aí esses livros assim parecem ser piores do q realmente sao, para mim.
    Mas fico feliz q tenham lido aresenha! Juh, realmente, Ian é mto tudo a ver com a sua época e mto romântico, só acho q ficou demais deopois de um tempo.
    É, Lisse, quem sabe eu ainda de uma outra chance ao livro e descubra q tava errada? Se todo mundo diz q é muito bom...
    É isso, povo, bom ver vcs aqui
    bjuus

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de sua resenha, é sempre bom ver os dois lados da moeda, normalmente não me interessaria pelo livro, mas depois de ler a resenha e os comentários fiquei curiosa para saber o que vou achar do livro...
    um abraço.

    ResponderExcluir