quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vida: Carta de um peofessor brasileiro

Querido aluno,

Gostaria de lhe dizer a importância em estudar química, biologia ou gramática. É muito simples. Você precisa passar no vestibular. Eu quero lhe ensinar essas matérias pois, passando no vestibular, você vai ter tudo aquilo que sempre sonhou. Se você passar, vai entrar na faculdade, se formar e ter um emprego. Ter um emprego vai lhe dar dinheiro e te permitir ter uma vida confortável, que é o que você sempre sonhou. Está vendo? Essa tal de física "inútil" vai te ajudar e muito! Vai te dar uma vida confortável.
E você já é bem grandinho para conseguir estudar essas coisas difíceis. Não precisa mais se preocupar com aquela educação banal: aquela da pré-escola que ensina apenas valores, como não tirar vantagem do coleguinha, ser um bom amigo, não agredir (nem verbalmente), não contar mentiras, atravessar na faixa e esperar o sinal ficar vermelho, ser honesto, não colar, não furar fila. Você não precisa mais disso. Tenho certeza de que isso você já aprendeu e que segue esses ensinamentos até hoje. Não. Agora você precisa é aprender física. Para passar no vestibular e ter uma vida confortável. Pois é só isso o que importa! Uma vida confortável! Depois de alcançar esse objetivo, você pode até esquecer o que aprendeu na escola, querido aluno. Pode esquecer de toda a química, gramática ou física. Pode se esquecer até da educação banal sobre valores da pré-escola, para dizer a verdade. Afinal, você já vai ter a vida ideal, a confortável. Aí concordo com você no fato de que não vai mais precisar da biologia, nem como nenhum aprendizado. O aprendizado é que se dane! Você já terá sua boa vida mesmo! 
Tudo o que lhe peço é que estude essa tal de biologia só até ter seu nome na lista de aprovados do terceiro ano.
Estou dizendo tudo isso, aluno meu, pois lhe desejo o melhor. Quero muito que você realize todos os seus sonhos de conforto e pretendo lhe dar as armas para conseguir isso. Mesmo que isso signifique ter de lhe ensinar matérias chatas e selecionar o estudo apenas do que vai ser necessário para o seu futuro aconchegante. Mas será tudo para o seu bem, meu querido. Gosto muito de você.

Para sempre atenciosamente,    

Professor   

Nenhum comentário:

Postar um comentário