sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vida: Escola vs Vida Pós-Vest

   É bom fazermos sacrifícios para conseguir o que queremos, isso mostra o quanto somos batalhadores. Mas precisamos de um objetivo que nos motive a fazer tal sacrifício. No caso de estudar, quando somos crianças ou adolescentes, é passar no vestibular um dia. Quantas vezes já perguntamos à nossa professora: "Professora, para que vamos usar isso na nossa vida?" e recebemos como resposta: "Esse é um assunto que cai muito no vestibular". Eu, pelo menos, já ouvi isso pelo menos uma centena de vezes. Mas e depois do vestibular? O que vejo na educação brasileira é uma lavagem cerebral com o intúito de mascarar para nós a vida real, ao invés de nos ensinar sobre ela. Vejam bem: nos conveceram de que uma prova é importante o suficiente para te fazer estudar mesmo o que te deixa com sono e irritado(a) com o objetivo de nunca mais ver isso na sua vida. Mol, nome das diferentes células durante a evolução, nome dos animais e a que grupo biológico pertence, fórmula estrutural da glicose, estatística, logarítmo, função exponencial... Já parou para pensar quanta coisa inútil (dependendo da sua área)? 
   "Vou estudar isso mesmo não gostando para passar no vestibular". E depois do vestibular? "Depois eu esqueço e não quero ver isso nunca mais".
   Não seria melhor não estudar, então? Eu sei, todo mundo sabe da existência desse problema que eu estou falando, mas todos abaixam a cabeça e aceitam. Então, vamos continuar ralando e fazendo sacrificios por nada. O governo podia fazer alguma coisa, mas, ao invés de substituir o nosso método de ensino por um mais focado na área de conhecimento de cada um, como todo bom país desenvolvido fez, nosso Estado prefere discutir projetos como a inclusão da matéria Língua Esperanto na nossa agenda escolar (não é brincadeira, eles fizeram isso). Mais matéria inútil, mais alienados ficamos, pois, quanto mais precisamos aprender aquilo que não gostamos, mais tempo é necessário sentar a bunda já quadrada na cadeira para estudar muito, ao invés de sair para ver o mundo. Que grande conhecimento estão nos dando. Ensinam coisas que nunca vamos usar na vida, e estudamos cada vez mais essas coisas e vivemos cada vez menos. Deixamos nossa vida passar por conta de matérias inúteis que precisam (ou não) ser estudadas. Que ótima educação. E pior é que estamos convencidos de que é certo fazer isso, por causa de toda a lavagem cerebral feita por  nossos professores.



Faça uma blogueira feliz. Poste um comentário!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário