segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vida: O Povo Brasileiro

Alemão é seco. Americano é consumista. Escocês é pão-duro. E brasileiro? Como é? Meu pai certa vez me disse que somos um povo muito bonito, porque somos alegres. Eu discordo dele. Não sobre a parte da alegria, mas sobre sermos um povo bonito. Por favor, não me confundam com brasileiros que acham que o Brasil é o pior lugar do mundo. Pelo contrário, já fui até muito patriota. Mas algumas características sérias fizeram com que eu ficasse preocupada com os habitantes do meu país.
Um povo muito alegre? Sim pai, alegre a ponto de não falarmos sobre os problemas e acharmos que tudo é carnaval. Pior que isso: a ponto de acharmos que podemos fazer tudo, como se os atos não tivessem consequencias, fossem apenas motivo de alegria.
Mas há problemas mais sérios: malandragem. Brasileiro é malandro, quer se dar bem em todas as situações. É simples a lógica da malandragem: tem prova? Eu poderia estudar, mas, se colar, vou bem e ainda poupo meu cérebro. Tenho um(a) namorado(a) feio(a), mas legal? Simples, fico com ele(a) e pego outro(a) mais bonito(a) escondido. Tem um cordão lindo na loja e eu não tenho dinheiro para comprá-lo? Basta pegar escondido. E a ética? Brasileiro não tem. Nosso país é o vice campeão em pequenos furtos de loja do mundo. Perdemos apenas para a Índia. 3,9 bilhões de reais é o número de perdas com esse tipo de crime, o equivalente a 1,64% do total de faturamento. Isso é o famoso jeitinho brasileiro, que resolve tudo, sem se preocupar com o egoísmo que está tendo ou com o fato de ser anti-ético a forma de resolução que ele usa para tudo.
E a situação do brasileiro só piora: Além dessas características, ainda há a ignorância. A ignorância que faz com que deixemos os políticos, malandros como a gente (ou corruptos, dá no mesmo), fazerem o que quiserem. A ignorância que nos faz achar que esse país é um lixo, sem nos darmos conta de que nós é que o tornamos assim (para para pensar quantas vezes você já tentou parar de reclamar de ladrão e começar você mesmo a não fazer nenhum ato incorreto?). A ignorância que nos faz deixar de pesquisar sobre a vida dos candidatos só para depois reclamar de político corrupto. Mas a ignorância não é uma característica nativa, é uma consequencia da malandragem. Deixa eu explicar: político do Brasil é, obviamente, brasileiro. Então é malandro (repito: ou corrupto, dá no mesmo). Sendo malandro, ele quer o jeito mais fácio de governar e fazer o povo gostar dele. E, como todo malandro é esperto, ele sabe que brasileiro, malandro como ele, não gosta muito de estudar e prefere se divertir. O político incentiva esse hábito não investindo muito em educação, preferindo investir em diverção. Assim o povo fica feliz, mas ignorante, já que teve uma educação muito precária. Tiro meu chapéu para Felipe Neto, autor desta explicação ( http://www.youtube.com/watch?v=dAQkMjebkeA ). E assim nos tornamos ignorantes também.
Mas nem tudo é uma desgraça. Brasileiro, como diz o famoso samba, mesmo sofrendo com fome e passando mal, batuca em panelas vazias para fazer para fazer carnaval. Está extremamente de bem com a vida e cheio de energia. Apenas precisa entender que ser ético e pensar na forma mais inteligente, e não mais fácil, de fazer as coisas é importante. E então, quando o político parar de ser preguiçoso e começar a fazer reformas realmente importantes que farão de seu povo não só mais alegre como também mais civilizado, e quando você começar a pensar um pouco mais no certo e no errado e parar de pensar no mais fácil e no mais difícil, o Brasil sairá do lugar. O Brasil irá para frente.

Faça uma blogueira feliz: Poste um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário